Otimização de Operações de Processamento Mineral

Wednesday 10 May 2023

As plantas de processamento mineral processam minerais extraídos de depósitos minerais. A fase de projeto detalhado começa após os estudos de viabilidade, quando os engenheiros fazem escolhas com base nos volumes de produção esperados e equipamentos e tubulações são dimensionados de acordo. O projeto deve ser adequado para suportar toda a vida útil da mina. 

A Importância da Avaliação e Atualização Regular da Planta 

As metas de produção podem mudar ao longo do tempo devido a novas descobertas de depósitos minerais ou flutuações de preços das commodities. Mudanças imprevistas de processo podem afetar a eficiência e estabilidade da planta, exigindo, por exemplo, uso excessivo de reagentes e água de diluição para o controle de processo. Assim, a avaliação e atualização regular da planta é crucial para manter sua performance de maneira a atendar às demandas atuais de produção. Os ajustes da planta devem ser feitos de forma uniforme para evitar problemas nas operações que sucedem os processos otimizados. Por exemplo, atualizações de equipamentos apenas na etapa de cominuição podem causar problemas com equipamentos subdimensionados nas etapas posteriores de processo, resultando em processos ineficientes ou até mesmo tempo de inatividade quando ocorre, por exemplo, acúmulo de minério em caixas, células de flotação e tanques espessadores. 

O Papel Crítico da Instrumentação na Automação de Processos 

A implementação da automação de processos pode ser positivamente significativa, permitindo processos mais previsíveis e controláveis, prevenindo tempo de inatividade devido a mudanças inesperadas de processo. A instrumentação desempenha um papel crítico no monitoramento de parâmetros críticos de processo, tornando a operação menos dependente das observações e experiência do operador. A instrumentação confiável e precisa facilita a vida da operação, permitindo que os operadores alcancem os limites e metas de produção. 

De Básico ao Avançado: Estratégias de Controle para Otimização de Processos 

A implementação de estratégias de controle automatizado de processo permite à operação manter condições ótimas do processo e evitam ineficiências no processamento mineral. Sensores medem variáveis como vazão, densidade e nível, e o sistema de controle ajusta em tempo real os parâmetros do processo com base nessas medições. Os processos são geralmente controlados através do ajuste de variáveis de processo como vazão ou dosagem de insumos para alcançar as condições desejadas. Engenheiros de processo podem implementar diferentes estratégias e tecnologias de controle, incluindo métodos básicos, intermediários e avançados. Um método avançado comum é o uso de um Controlador Preditivo de Modelo (MPC). O MPC prevê o comportamento do processo usando modelos matemáticos e otimiza os parâmetros do processo em tempo real. Embora o MPC possa otimizar circuitos de moagem, flotação entre outros processos, ele requer expertise e recursos significativos. Os métodos de controle intermediários são mais comumente usados, pois lidam com parâmetros críticos do processo com investimentos de capital mais baixos. 

Medição e Monitoramento em Plantas de Beneficiamento Mineral 

Engenheiros de processo requerem calcular e monitorar o balanço de massa em diferentes etapas em toda a planta de processamento mineral, visto que essa variável crítica está relacionada a produção direta do minério em questão. O balanço de massa pode ser calculado através do uso de medidores de vazão e densidade em linha. Outros parâmetros críticos medidos na planta são o tamanho de partículas, a pressão, a temperatura e os níveis nos tanques. 

Geralmente, as plantas de processamento são equipadas com medidores de eletromagnéticos para medição de vazão volumétrica e medidores de densidade para medição de densidade da polpa. Densímetros radiométricos são tradicionalmente utilizados para monitorar a densidade de polpas lama, no entanto, atualmente existem alternativas de medição de densidade não-radiométricas tão eficientes quanto, e que estão se tornando cada vez mais populares. O SDM – Slurry Density Meter é a tecnologia sustentável mais renomada para medições de densidade de polpas na indústria de mineração. 

Otimização do Processamento Mineral: Conclusões Finais e Recomendações 

A otimização das operações de processamento mineral pode levar a uma maior eficiência, produtividade e lucratividade. Estratégias de controle e instrumentação são cruciais à medida que os volumes de produção mudam e novos desafios surgem. Sistemas de automação e monitoramento em tempo real podem minimizar o tempo de inatividade e alterações inesperadas no processo, permitindo uma operação mais estável. Embora controles avançados permitam alcançar um processo totalmente automatizado, eles exigem conhecimento e recursos significativos. Portanto, engenheiros geralmente usam sistemas básicos e intermediários para monitorar e controlar o processo, e para isso utilizam instrumentação para monitorar parâmetros críticos do processo, como vazão, densidade, tamanho de partícula e nível em tempo real. Essas técnicas e tecnologias ajudam a melhorar a operação de processamento mineral, alcançando mais estabilidade, confiabilidade, previsibilidade e, lucratividade. 

Want to have frequent updates on our products? Then please subscribe to our newsletter or follow us on our social media accounts at LinkedIn, Twitter and Instagram.

Receive our technical update?

Fill in your name and email address and we’ll keep you in the loop on our latest technology updates.